Adspace 728x90

Rede Santa Maria lança a campanha “Curta o Carnaval em Paz no Trânsito”; confira as dicas

No período de Carnaval é esperado o aumento do fluxo de veículos e pedestres nas ruas e também é a época em que acontecem mais acidentes com vítimas, causados principalmente por ultrapassagens forçadas, excesso de velocidade, alcoolemia.



A rede composta pelo Posto Santa Maria e pela Santa Maria Transporte iniciou a campanha “Curta o Carnaval em Paz no Trânsito” para sensibilizar os condutores sobre a segurança nas estradas nesse período de festividade.

Segundo a entidade gestora do seguro obrigatório DPVAT, os acidentes envolvendo veículos automotores no período do Carnaval teve um aumento significativo entre 2009 e 2014 em todo Brasil, as estatísticas mostram que os números de indenizações aumentaram em 116%.

A expectativa é de que cada condutor faça a sua parte pela redução dos acidentes nas rodovias. “Nós prezamos pela segurança e pela vida dos nossos clientes, por isso, todos os anos faremos essa campanha de conscientização pela paz no trânsito durante o período de Carnaval”, disse o empresário Olavo Alves de Santana.

Cuidados nas estradas


- Se você vai aproveitar o período de Carnaval para viajar é preciso fazer a manutenção do veículo: pneus, extintor de incêndio, freios e, também, as condições do motor. Além disso, deve checar todos os itens obrigatórios: cinto de segurança, luzes de freio, do pisca, do farol e da marcha ré.

- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

- Evite fazer manobras arriscadas durante a condução. A ultrapassagem em locais proibidos e a velocidade acima do permitido são as principais causas de acidentes nas estradas.

- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade devem sentar-se no banco de trás do veículo, em cadeiras específicas.

- Não ingira bebida alcoólica caso esteja na condução de qualquer veículo, além de perigoso, você ainda estará sujeito a responder criminalmente se flagrado(a) dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

- O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete. Além disso, os motoqueiros devem respeitar o fluxo de pedestres e evitar fazer ultrapassagens em áreas de congestionamento para não provocar acidentes.

- Em caso de chuva: se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta (este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado); fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente; planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas; não freie bruscamente sem necessidade; não faça ultrapassagens perigosas.

- O extintor de incêndio vencido rende multa e pode não funcionar corretamente em uma emergência. Leia as instruções de uso para saber como proceder e verifique a data de validade do extintor.

- Nunca pegue a estrada com sono. Caso a sonolência chegue durante a viagem, pare em um posto de combustível e tire uma soneca — não é o ideal, mas ajuda. Uma "piscada" mais demorada ao volante pode causar um grave acidente.

- Sempre que possível é aconselhável evitar os horários de pico — final da tarde, começo da noite e primeiras horas da manhã. Em feriados prolongados, como o do Carnaval, sair nesses períodos é certeza de enfrentar congestionamentos.


Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Rede Santa Maria lança a campanha “Curta o Carnaval em Paz no Trânsito”; confira as dicas Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo