Adspace 728x90

Polícia aciona esquadrão antibomba para retirar dinamite de agência bancária em Crisópolis

Uma operação cinematográfica foi montada na noite deste domingo (04), para a remoção e desativação de uma dinamite deixada na agência do Banco do Brasil de Crisópolis.


Divisão antibombas da Companhia de Operações Especiais - COE
(Foto: Hamilton Bispo / Portal Crisópolis em Foco)

Um esquadrão antibomba se deslocou de Salvador para Crisópolis para retirar um artefato que estava no interior da agência do Banco do Brasil.
Divisão antibombas da Companhia de Operações Especiais - COE
(Foto: Hamilton Bispo / Portal Crisópolis em Foco)

Durante a madrugada do último sábado (03), por volta das 02h30, bandidos arrombaram o estabelecimento, localizado na esquina da rua Luiz Moreira Caldas, próximo Prefeitura, região central da cidade, e tentaram explodir os cofres das duas agências bancárias do Banco do Brasil e Bradesco da cidade, mas segundo a informação da polícia a quantidade de explosivos não foi o suficiente para abrir os cofres.
Divisão antibombas da Companhia de Operações Especiais - COE
(Foto: Hamilton Bispo / Portal Crisópolis em Foco)

A equipe de policiais especializados, divisão antibombas da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar da Bahia, retirou a dinamite por volta das 20h00 e levou para detonar em um local ermo. 

Segundo a Polícia Militar, a informação recebida é que o grupo era formado por pelo menos 12 criminosos que fugiram em 05 carros. Eles estouraram a vidraça frontal utilizando ferramentas, e após a ação frustrada fugiram levando duas armas dos vigilantes da agência do Bradesco e acabaram deixando no interior da agência do Banco do Brasil um dos artefatos utilizados no crime. 

Este é o segundo caso em menos de 4 meses

Em Crisópolis, no dia 06 de setembro, ladrões já haviam explodidos os caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Bradesco. A ação dos bandidos foi registrada por volta das 3h40, após a ação os bandidos fugiram levando todo o dinheiro contido nos caixas das duas agências. Além do explosivo usado para arrombar o caixa eletrônico, os autores também dispararam vários tiros para o alto. Ninguém foi preso. 

O COE

Criada pelo decreto nº 2.906 de 19 de outubro de 1989, a Companhia de Operações Especiais (COE), subunidade do Batalhão de Polícia de Choque, possui o efetivo da Polícia Militar da Bahia, capacitada e equipada para fazer frente a ocorrências de altíssimo risco, como último recurso do estado, objetivando preservar vidas e aplicar a lei. Sempre prontos, seus operadores atuam em ocorrências complexas especialmente aquelas envolvendo reféns, aplicando as alternativas táticas do gerenciamento de crises, ocorrências envolvendo artefatos explosivos, antiterrorismo, cumprimento de mandados de prisão de marginais de alta periculosidade, localização, identificação e tomada de pontos críticos, segurança de autoridades em grandes eventos, dentre outras ocorrências não convencionais, em todo o território baiano, que exijam técnicas equipamentos e armamento específicos.

Missões

O Grupo Antibombas da Companhia de Operações Especiais da PMBA, é formado por técnicos explosivistas capacitados nacional e internacionalmente, equipados com modernas tecnologias, preparados para realizar intervenções em ocorrências com bombas e artefatos explosivos, seja para identificar, remover e/ou desativar bombas e objetos suspeitos, além de elaborar relatórios técnicos, vistorias antibombas e assessorar a outros órgãos do Sistema de Defesa Social. Atuando de forma preventiva e executando ações indiretas, o Grupo realiza instruções, palestras e orientações técnicas para o público interno e externo.

O que fazer em caso de ameaças de bomba por telefone

Mantenha a calma. Não faça alarme. Evite pânico; 

Converse com o ameaçador procurando obter informações;

Se possível faça as seguintes perguntas:

Quando a bomba irá explodir? Quem está falando? Porque você fez isso? Onde está a bomba? O que acontecerá se a bomba explodir?

Acione imediatamente a Polícia Militar através do telefone 190

Não desocupe o local, aguarde orientações da polícia

Repasse todas as informações à equipe policial que chegar ao local.

Caso localize uma bomba, um objeto suspeito abandonado ou explosivo comercial e militar:

Não mexa, não toque e não remova; Isole o local; acione a Polícia Militar através do telefone 190; Mantenha-se afastado do local.

Em caso de explosão:

Mantenha a calma; Afaste-se do local da explosão; acione a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros através do telefone 190.
  






Veja também: Agência do Bradesco fica destruída após explosão de caixa eletrônico em Santa Inês


Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Polícia aciona esquadrão antibomba para retirar dinamite de agência bancária em Crisópolis Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo