Adspace 728x90

Na semana da Consciência Negra escolas municipais promovem atividades culturais

O Dia da Consciência Negra foi celebrado durante esta quinta-feira (20) em escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Crisópolis. 



Com atividades diversificadas, os professores da Escola Municipal Caio Caldas Sobrinho promoveram ações para valorização da cultura afro-brasileira e respeito à diversidade de culturas. Os educandos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram de apresentações e dramatizações relacionadas à influência da cultura africana para a construção da cultura brasileira e ao preconceito racial no Brasil.

ESCOLA CAIO CALDAS


ESCOLA EDIVALDO BOAVENTURA

A Escola Municipal Edvaldo Boaventura também realizou atividades com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações foram idealizadas pelas professoras e apoiada pela Diretora Edna rias e trabalharam vocabulário, brincadeiras, culinária e obras artísticas de origem africana existentes no Brasil.

Para os estudantes, o projeto possibilitou a aquisição de novos conhecimentos, através da diversão, sobre a cultura afro-brasileira. 

“Aprendi que temos muitas comidas que vieram da África, como pipoca, acarajé, feijoada e diversos outros pratos”, afirmou uma estudante.


Segundo a diretora da unidade escolar Rosângela Brito, a escola tem desenvolvido projetos de promoção da cultura africana, valorização do negro e respeito à diversidade.

Na Escola Edivaldo Boaventura, os educadores organizaram uma Semana de Conscientização Negra. A programação incluiu brincadeiras, apresentações e encenações para trabalhar a temática da religião, cultura, culinária bem como apresentações de grupos de dança afro e grupos de capoeira.

Outra unidade escolar onde a data foi trabalhada pedagogicamente foi na Escola Professor Edgard Santos. Os estudantes do 6º ao 9º ano participaram de diversas atividades também relacionadas ao tema.

SAIBA MAIS

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – situado na então Capitania de Pernambuco na segunda metade do século XVII – e símbolo da resistência à escravidão.


Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Na semana da Consciência Negra escolas municipais promovem atividades culturais Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo