Adspace 728x90

Escola Caio Caldas estimula conhecimento da língua inglesa através do projeto "Halloween"

Pelo quarto ano consecutivo, os alunos do ensino fundamental, da Escola Caio Caldas Sobrinho, participam da atividade recreativa alusiva ao Halloween.


IVª edição do Projeto Halloween, de iniciativa da Profª. Edivania Machado.
(Edição e Foto: Hamilton Bispo / portal Crisópolis em Foco)
O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 03 de novembro, e o objetivo do projeto, denominado “Festa de Halloween do Caio Caldas”, segundo a Professora Edivania Machado, é fazer com que os alunos interajam entre si, conheçam aspectos culturais ligados á prática da comemoração e, principalmente, promovam a prática da disciplina de Língua Estrangeira, Inglês.


“Acredito que o conhecimento globalizado de uma língua se dá também pelos aspectos culturais e esse projeto será uma forma de contribuir com o ensinamento didático da matéria, além de colaborar com a formação individual dos alunos”, esclareceu.



A atividade contou com a iniciativa da professora especialista Edivania Machado e foi desenvolvida com o apoio da diretora Rosangela Brito, das vice-diretoras Marilene Menezes e Mariluce Fernandes, da coordenadora Ana Paula Matos, do corpo docente e demais funcionários, que aprovaram a inciativa da realização de uma atividade recreativa que estimulasse a aproximação da comunidade escolar com a cultura de nações estrangeiras, propiciando a ampliação de conhecimentos.

Durante a realização da atividade, os alunos também apreciaram saborosos lanches preparados na própria unidade e se divertiram ao som de um DJ que animou o evento.

O PROJETO

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, surgiu há mais de 2500 anos, entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro). A festa foi levada aos Estados Unidos, onde tem relevância especial, por Irlandeses imigrantes no séc XIX. Sua etimologia vem de Allhallow-eve (véspera do Dia de Todos os Santos), Hallow Evening - Hallowe'en - Halloween.

O Projeto Halloween foi inserido na Escola Caio Caldas, tendo como berço a disciplina de Inglês lecionada pela professora especialista Edivania Machado, a qual é referencia do projeto pois, foi por iniciativa da mesma que o projeto aconteceu na mencionada escola, tendo o apoio da diretora Rosangela Brito, das vice-diretoras Marilene Menezes e Mariluce Fernandes, da coordenadora Ana Paula Matos, do corpo docente e demais funcionários. Com o intuito de que os alunos pudessem vivenciar um pouco dessa cultura e estreitar os laços de afinidades com a disciplina. Além de ser uma forma de aprendizagem de culturas alheias, é também uma comemoração, o que sugere diversão e lazer. 

Este é o quarto ano consecutivo em que o projeto está sendo desenvolvido na escola e vem fazendo sucesso entre os alunos, os quais aguardam ansiosamente durante todo o ano a chegada da próxima edição. A professora Edivania Machado sempre atua como protagonista do referido projeto o qual a cada ano torna-se um evento mais conhecido, reconhecido e aprovado pela comunidade escolar, visto que este vem enriquecendo e enaltecendo nossa cultura.

































































Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Escola Caio Caldas estimula conhecimento da língua inglesa através do projeto "Halloween" Rating: 5 Reviewed By: Unknown