Adspace 728x90

Competição 'Baja Sae Brasil' realizada em Camaçarí (Ba) neste domingo

Estudantes de engenharia de 16 ininstituições de ensino participaram da prova de carros off-road denominados "Baja SAE" neste domingo em Camaçarí.


Os veículos foram projetados e construídos dentro das instituições de ensino exclusivamente para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, que foi realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia.


Competição Baja Sae Brasil

O evento constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, aglutinadora de talentos da engenharia automotiva brasileira, que teve no pódio duas equipes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 , campeã e vice, respectivamente.

A Etapa Nordeste vem com 18 equipes inscritas, de 10 Estados, sendo oito do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e duas do Norte – Amazonas e Para, num total aproximado de 320 estudantes.

Pernambuco e Paraíba possuem quatro equipes inscritas cada. Os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte contam com duas cada. Já Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Piauí e Sergipe possuem uma cada. Todas as equipes tiveram que submeter os carros à provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes e engenheiros da indústria da mobilidade.

As provas começaram no dia 7 com apresentações orais dos projetos. No dia 8, foram realizadas as avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No dia 9 (domingo), os carros enfrentaram o enduro de resistência, com três horas de duração, a prova mais esperada, realizada em terreno acidentado e com muito barro e outros obstáculos regados com muita lama e adrenalina.

As provas foram abertas ao público e contou com a presença do prefeito de Camaçari Adelmario e do secretário de esportes além de representantes da Ford motors "consolidada no pólo industrial de Camaçari"  e Fiat "que terá nova fábrica instalada no Nordeste " .

A equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi a vencedora da competição regional no ano passado, disputada por 14 equipes entre 18 inscritas.

A Etapa Nordeste constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.


 Além da Etapa Nordeste, existem mais duas competições regionais, também preparatórias: a Etapa Sudeste, que foi realizada em agosto, em Minas Gerais; e a Etapa Sul, agendada para 14 a 16 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.


Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. “As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de pôr em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

O portal Crisópolis em Foco esteve presente no evento o pôde conferir o trabalho das equipes nos boxes e na pista em busca do primeiro lugar no pódio.

 Programação: Dia 7 (sexta-feira), das 8h às 16h – Apresentações orais dos projetos. Dia 8 (sábado), das 7h às 18h – Avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade (todas as atividades são simultâneas). Dia 9 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência. Dia 9 (domingo), 13h30 às 14h30 – Premiação. Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste Data: 7 a 9 de novembro de 2014 Local: Estádio Municipal de Camaçari (avenida Dom Avelar, s/nº, Camaçari, Bahia)

As equipes e instituições que representam a Bahia nas competições são:  Universidade Federal da Bahia (UFBA)  e Universidade Federal do Vale do São Francisco, e seus competidores, Equipe Carpoeira Baja e equipe Baajatinga respectivamente .

Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Competição 'Baja Sae Brasil' realizada em Camaçarí (Ba) neste domingo Rating: 5 Reviewed By: Cadufarias