Adspace 728x90

Black Friday tem novo recorde, mas clientes reclamam

Black Friday movimenta meio bilhão de reais, mas tem milhares de reclamações

Site Reclame Aqui recebeu 12 mil queixas de 1,3 milhão de consumidores

A categoria mais procurada pelos consumidores foi a de eletrônicos
A Black Friday 2014 está sendo considerada um sucesso para o comércio eletrônico brasileiro, já que a movimentação financeira superou meio bilhão de reais. No entanto, assim como em edições anteriores, os consumidores voltaram a enfrentar problemas como falta de estoque, sites instáveis e, claro, promoções enganosas.

A ação promocional movimentou R$ 535 milhões entre as 20h de quinta-feira (27) — quando alguns lojistas deram início às ofertas — e as 22h de sexta, com mais de 1,3 milhão de compras realizadas.

Superando as expectativas iniciais, a Black Friday movimentou um total de R$ 871.986.167 nos e-commerces brasileiros.
O resultado superou a marca de 2013, de R$ 424 milhões, segundo o site Busca Descontos, que organiza o evento no Brasil, e da Clear Sale, empresa especializada na prevenção de fraudes.

A categoria mais procurada pelos consumidores foi a de eletrônicos, com mais de 42,27% dos negócios, seguida por esporte e lazer (15,04%), informática (10,96%), viagens (10,65%) e moda (7,3%).

Tradicional dia de liquidação nos Estados Unidos, onde os estoques são queimados para dar lugar às novidades natalinas, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 voltado exclusivamente para o mercado online. A partir do ano seguinte, algumas empresas levaram as promoções para as lojas físicas. Neste ano, em São Paulo, alguns grandes varejistas conseguiram atrair consumidores, enquanto o comércio popular da cidade deu pouco atenção à data.

Apesar dos ganhos, a Black Friday brasileira ainda está engatinhando perto do evento norte-americano. Lá a expectativa de faturamento gira em torno de US$ 13 bilhões (R$ 33,3 bilhões). Considerando ainda o final de semana, quando as promoções continuam, a Black Friday americana deve movimentar US$ 36,7 bilhões nos três dias, cerca de R$ 94 bilhões.

O maior faturamento do comércio online mundial continua pertencendo ao Single’s Day (Dia dos Solteiros) na China, celebrado todo 11 de novembro. Só o site de vendas Alibaba faturou, neste ano, US$ 9 bilhões (cerca de R$ 23 bilhões).


Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Black Friday tem novo recorde, mas clientes reclamam Rating: 5 Reviewed By: Cadufarias