Black Friday movimenta meio bilhão de reais, mas tem milhares de reclamações
Site Reclame Aqui recebeu 12 mil queixas de 1,3 milhão de consumidores
![]() |
A categoria mais procurada pelos consumidores foi a de eletrônicos |
A Black Friday 2014 está sendo considerada um sucesso para o comércio eletrônico brasileiro, já que a movimentação financeira superou meio bilhão de reais. No entanto, assim como em edições anteriores, os consumidores voltaram a enfrentar problemas como falta de estoque, sites instáveis e, claro, promoções enganosas.
A ação promocional movimentou R$ 535 milhões entre as 20h de quinta-feira (27) — quando alguns lojistas deram início às ofertas — e as 22h de sexta, com mais de 1,3 milhão de compras realizadas.
Superando as expectativas iniciais, a Black Friday movimentou um total de R$ 871.986.167 nos e-commerces brasileiros.
O resultado superou a marca de 2013, de R$ 424 milhões, segundo o site Busca Descontos, que organiza o evento no Brasil, e da Clear Sale, empresa especializada na prevenção de fraudes.
A categoria mais procurada pelos consumidores foi a de eletrônicos, com mais de 42,27% dos negócios, seguida por esporte e lazer (15,04%), informática (10,96%), viagens (10,65%) e moda (7,3%).
Tradicional dia de liquidação nos Estados Unidos, onde os estoques são queimados para dar lugar às novidades natalinas, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 voltado exclusivamente para o mercado online. A partir do ano seguinte, algumas empresas levaram as promoções para as lojas físicas. Neste ano, em São Paulo, alguns grandes varejistas conseguiram atrair consumidores, enquanto o comércio popular da cidade deu pouco atenção à data.
Apesar dos ganhos, a Black Friday brasileira ainda está engatinhando perto do evento norte-americano. Lá a expectativa de faturamento gira em torno de US$ 13 bilhões (R$ 33,3 bilhões). Considerando ainda o final de semana, quando as promoções continuam, a Black Friday americana deve movimentar US$ 36,7 bilhões nos três dias, cerca de R$ 94 bilhões.
O maior faturamento do comércio online mundial continua pertencendo ao Single’s Day (Dia dos Solteiros) na China, celebrado todo 11 de novembro. Só o site de vendas Alibaba faturou, neste ano, US$ 9 bilhões (cerca de R$ 23 bilhões).
Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!
0 comentários:
Postar um comentário