Adspace 728x90

Aberta a 2ª temporada de vacinação contra aftosa em Crisópolis

Teve início no último sábado, 01 de novembro, a segunda etapa da imunização contra a febre aftosa em todo o estado da Bahia, o município de Crisópolis respeitará o mesmo calendário. Campanha segue até o dia 30 deste mesmo mês de novembro. 

Vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 de novembro, a expectativa é que todo o rebanho do município seja imunizado.

O Escritório Local da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Crisópolis, comunica a todos os criadores que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre Aftosa começou no último sábado (1º de novembro) em Crisópolis. Os pecuaristas deverão vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos até o final do mês, 30 de novembro.
Fábio Costa, diretor do escritório local da Agência de Defesa Agropecuário da Bahia (ADAB).

Os pecuaristas de Crisópolis deverão procurar o Diretor do Escritório Local da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia em Crisópolis (ADAB), Fábio Costa ou na sua ausência, o Sr. João Pinto de Oliveira e declarar a vacinação. A comunicação deverá ser feita até o dia 10 de dezembro pelo criador mediante apresentação da nota fiscal de aquisição das vacinas, bem como da declaração do rebanho bovino e bubalino por faixa etária e sexo. 

A declaração estará disponível no site da Agência de Desenvolvimento Agrário: www.adab.ba.gov.br. Nessa declaração deve conter a relação dos animais vacinados e de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade. É preciso declarar também os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos. 

A Fiscal Agropecuária Estadual Dra. Maria Estelita, juntamente com o Gerente Regional Dr. André Luis Liger Laudano, orientam que para uma boa vacinação, o criador deverá observar alguns cuidados básicos fundamentais, como:


Adquirir vacina somente em estabelecimentos credenciados, no município de Crisópolis apenas na A Fazendinha ou na Casa Nova. A legislação proíbe a o uso de vacinas contra a febre aftosa adquiridas em etapas de vacinações anteriores. 

O criador também deve manter a vacina entre 2 e 8 graus centígrados, tanto no transporte como no armazenamento. Para isso deve ser usada uma caixa de isopor, com no mínimo dois terços de seu volume em gelo. A vacina nunca deve ser congelada.

A vacinação deve ser realizada no horário mais fresco do dia e as doses devem ser aplicadas de preferência no terço médio do pescoço (tábua do pescoço). Independente da idade, a dose é de 5 ml de vacina. 

As seringas e agulhas devem ser higienizadas sem o uso de produtos químicos (nem álcool, nem cloro); sendo que as agulhas devem ser substituídas com frequência, para evitar infecções. Os criadores também devem classificar os animais por idade (era) e sexo, para evitar acidentes durante a vacinação.



Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Aberta a 2ª temporada de vacinação contra aftosa em Crisópolis Rating: 5 Reviewed By: Unknown