Adspace 728x90

Bahia não terá Horário de Verão


A Bahia está fora do Horário Brasileiro de Verão, previsto para começar no dia 19 outubro de 2014 e terminar no dia 22 fevereiro 2015, de acordo com informações da assessoria de imprensa do governo da Bahia.

Faltando poucos dias para o início do horário de verão em vários estados do Brasil, o setor empresarial baiano chegou a pressionar o governador Jaques Wagner para que os relógios da Bahia se adequassem ao Horário Brasileiro de Verão.

Os presidentes da Faeb, João Martins da Silva Júnior, da Fecomércio, Carlos de Souza Andrade, e da Fieb, Carlos Gilberto Farias, alegam que “como a oitava principal economia do país, a Bahia está mais interligada às economias do Sul e do Sudeste que às da Região Nordeste”. Eles acrescentam ainda que “o fato preocupa os setores produtivos, tendo em vista que a não adesão da Bahia ocasionará impactos à nossa economia, bem como à segurança da população e à segurança operacional do sistema elétrico brasileiro”.

Em conversa com a reportagem, líderes sindicais rebateram os empresários baianos. Entre eles, está o vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Plínio Botelho. “Existe uma exposição da nossa categoria em um horário mais cedo e sem necessidade, já que não existe um volume de vendas. Além disso, o relógio biológico das pessoas no primeiro momento não acompanha o cronológico. O outro problema é a questão dos transportes e da segurança. Tudo isso levou a categoria a não apoiar essa mudança”, diz.

A Bahia ficou fora da alteração nos anos de 2002, 2003, 2010, 2012 e 2013. No entanto, no horário de verão de 2011-2012, o estado foi o único da região Nordeste que adotou a medida. Na época, o governo do estado afirmou que a maior parte da população reagiu mal.

Instituído no Brasil no ano de 1931, o Horário de Verão tem a finalidade de proporcionar um maior aproveitamento da luz natural, para reduzir o consumo de energia entre as 18 e as 20 horas.


Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bahia não terá Horário de Verão Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo