Adspace 728x90

Secretário Estadual da Saúde inaugura USF e anuncia a regionalização da Santa Casa em Esplanada

Dezenas de pessoas participaram da inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Centro, na tarde da última segunda-feira (15), em Esplanada. O evento contou com a ilustre presença do secretário estadual da Saúde, Drº Washington Couto, prefeito Rodrigo de Dedé (PTN), vereadores, secretários municipais e a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes (PSB).

Localizado na rua Siqueira Campos, a obra foi entregue inacabada pela antiga gestão e custou mais de R$ 200 mil em recursos federais e municipais. A USF Centro está totalmente pronta e já começa a realizar atendimentos nesta terça-feira (16), como por exemplo, consultas médicas e odontológicas, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança até os dois anos de idade, vacinação, planejamento familiar, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, teste do pezinho, procedimentos básicos em geral, atendimento domiciliar, e acompanhamento do NASF.


Segundo o Drº Washington Couto, a USF “é de extrema importância para a população de Esplanada, que além de tratar daqueles que precisam de consultas médicas e odontológicas, vai promover ações de prevenção e acompanhamento”.

O prefeito Rodrigo de Dedé (PTN) durante seu discurso falou do novo momento que a Saúde do município vem vivendo. Dos nove postos, sete foram entregues pela antiga gestão fechados, e todos foram reabertos com medicamentos e novos equipamentos. “Que verdade seja dita: encontramos a Saúde de Esplanada atolada em um verdadeiro caos, mas estamos trabalhando muito para mudar essa realidade. Essa é a primeira vez que o nosso município recebe um posto com sede própria. Outras cinco unidades estão em construção, sendo que duas (São José e Limões) vão ser entregues à população até o final deste mês”. Ainda durante seu discurso, Rodrigo entregou três novas ambulâncias que vão atender regiões mais afastadas da sede, assinou a ordem de serviço para pavimentação do entorno da USF Centro, e nomeou Jusseli Araújo, a nova secretária municipal de Saúde.


Regionalização da Santa Casa

Durante o evento de inauguração, o secretário estadual da Saúde, Drº Washington Couto contou que vai transformar o hospital em um grande centro de referência regional. “Tive a oportunidade de conhecer a Santa Casa e percebi que podemos transformar o hospital em um grande centro de atendimento regional para desafogar a quantidade de atendimentos realizados no Dantas Bião, em Alagoinhas. Mas não vamos apenas deslocar esses atendimentos para o hospital de Esplanada, precisamos e vamos colocar recursos (na Santa Casa), dessa forma vamos ampliar o número de atendimentos e cirurgias, inclusive com atendimento de urgência”. Ainda de acordo com o secretário, o objetivo da SESAB é que atendimentos de baixa complexidade sejam resolvidos no próprio hospital. “Vamos transformar a Santa Casa em um grande centro de referência em atendimento”, conclui.

A vinda do secretário estadual da Saúde, Drº Washington Couto à Esplanada foi uma solicitação do prefeito Rodrigo de Dedé, que esteve em Salvador na última terça-feira (09).













  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Secretário Estadual da Saúde inaugura USF e anuncia a regionalização da Santa Casa em Esplanada Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo