Adspace 728x90

Prefeitura entrega certificados para mais de 142 alfabetizadores do programa Brasil Alfabetizado


A Prefeitura Municipal de Crisópolis (PMC), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), realizou nesta quarta-feira (24), às 12h, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Crisópolis (STTR), na Praça 12 de Março, o encerramento da capacitação e diplomação dos Alfabetizadores que estão atuando no Programa Brasil Alfabetizado, etapa 2014.


Na cerimônia de encerramento estiveram presentes, o prefeito Edinal Costa, a secretária de educação Marita Negrão, o chefe de gabinete Jean Silva e o coordenador municipal do programa Brasil Alfabetizado, Adaílton José dos Santos.


A formação dos profissionais que estão atuando no programa ficou sob os cuidados da coordenadora do projeto Ação, Ana Angélica Soares Silva, que juntamente com as formadoras Dilma Reinaldo Barreto e Ana Angélica Soares Silva fizeram um excelente trabalho, melhorando a autoestima, o astral e a timidez, garantindo a boa qualidade nos trabalhos de alfabetização.

Ao todo, 142 alfabetizadores e aproximadamente 20 coordenadores receberam o certificado que comprova a atuação no programa, ao longo desses últimos meses do ano 2014.

Nessa etapa 2014, mais de dois mil alunos estão sendo alfabetizados e no próximo ano serão encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde continuarão os estudos na Rede Municipal de Ensino.


“Ver cada aluno sendo alfabetizado é uma vitória para nós. A Prefeitura está investindo na continuidade da escolaridade deles mobilizando as unidades de ensino do município para recebê-los na EJA”, acrescentou o coordenador do programa, Adailton José.

O Programa

O programa Brasil Alfabetizado (BRALF) é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil com objetivo de alfabetizar jovens a partir dos quinze anos, de maneira descentralizada e utilizando voluntariado por todo o país. As turmas de alfabetização são divididas entre Rurais e Urbanas, tendo número mínimo de alunos em dez e vinte, respectivamente. O máximo permitido são vinte e cinco alunos. No caso de alunos especiais, cada turma pode comportar até três alunos.

Hierarquia

O Governo Federal é o idealizador e executa as ações através do Ministério da Educação, e este por sua vez através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Um grau abaixo encontram-se os Estados Federados, que através de adesão por escrito demonstram interesse em disponibilizar o programa para seus municípios. Os estados são representados pelas suas respectivas Secretarias de Educação Estaduais. Cada estado determina a um ou mais segmentos da sua estrutura organizacional para cadastrar Coordenadores de Turma, Alfabetizadores Populares, Intérprete de Libras e Alfabetizandos.

Orçamento geral

Cada Estado recebe um auxílio financeiro de ordem proporcional ao número de turmas, alfabetizadores, coordenadores e alfabetizandos cadas
trados. Do repasse total, pode destinar verbas para compra de material escolar, custear curso de formação para os alfabetizadores, financiar o transporte de alunos, etc.








































Crisópolis em Foco: Informação e cidadania. #Compartilhe!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Prefeitura entrega certificados para mais de 142 alfabetizadores do programa Brasil Alfabetizado Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo