Trabalhadores dos postos de combustíveis entram em greve a partir desta segunda-feira


Uma assembleia realizada no último dia 25 de julho, definiu a greve, por tempo indeterminado, dos trabalhadores dos postos de combustíveis de toda a Bahia a partir da próxima segunda-feira (4). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), ao todo, 327 postos não irão funcionar a partir da meia-noite da próxima segunda-feira. A greve não atinge as cidades do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Segundo o Sinposba, a decisão foi tomada após o Sindicombustíveis Bahia manter o reajuste salarial de 6,6%, inflação e menos de 1% de aumento real, e de não aceitarem a proposta de mediação do Ministério Público do Trabalho - MPT de reajuste salarial e na ajuda alimentação de 9%, além da implantação do plano de saúde. Ainda de acordo com o órgão, se negaram a discutir a pauta, que contém além do reajuste salarial, direitos sociais como o plano de saúde, rever injustiças e desrespeito como o desconto dos assaltos sofridos nos salários e o pagamento decente dos domingos trabalhados.

De acordo com Paulo Félix, secretário de imprensa do Sinposba, é preciso uma atenção maior aos trabalhores dos postos de combustíveis. "Há 12 anos estamos lutando por um salário melhor. Nós trabalhamos com produtos altamente perigosos e nem um plano de saúde é oferecido. Quando um posto é assaltado, o valor é descontado do frentista (que ganha R$ 724 + 30% de periculosidade). Nos últimos meses, tivemos vários frentistas baleados, esfaqueados e assaltados na capital e interior da Bahia. Não podemos suportar isso", afirmou.

Em nota, o Sindicombustíveis Bahia informou que os postos revendedores cumprem com todas as obrigações trabalhistas, como vale transporte, uniformes, equipamentos de segurança e jornada de trabalho de 8 horas, assegurando-se o intervalo intrajornada de 1hora, não existindo extrapolação de jornada.

Ainda de acordo com o órgão, com a deflagração da greve dos frentistas, o Sinposba procura o confronto em prejuízo da sociedade, colocando-a em risco de ocorrer graves problemas pelo não abastecimento de veículos governamentais, como ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros e viaturas policiais.

O Sindicombustíveis Bahia também informou que sempre esteve aberto ao diálogo e reafirma o seu propósito de buscar soluções favoráveis aos funcionários e revendedores através da negociação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e/ou no Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: Camaçari em foco


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Trabalhadores dos postos de combustíveis entram em greve a partir desta segunda-feira Rating: 5 Reviewed By: Cadufarias