Escritora de Aporá lança seu 3º livro; 'Aporá rumo a Canudos' conta a brava história do povo daquela cidade


Foi lançado no último sábado (19) na cidade de Aporá (BA), o livro 'Aporá rumo a Canudos' de autoria da escritora aporaense Profª. Selma Mendonça, a edição retrata uma saga local, qual conta a história do povo de Aporá na época em que Antônio Conselheiro esteve na região.

Este já é o terceiro título lançado pela escritora que já traz em seu rol de autoria, outros dois título precedentes, além de diversos artigos. A sua primeira obra lançada em 1984 "Informações Básicas de Aporá", conta um pouco da história daquela cidade, inclusive o Hino Municipal, quase 17 anos após, a professora lançou a sua segunda obra intitulado de "Ao Lusco Fusco" que retrata um pouco do folclore local.


Conheça a escritora e sua trajetória:


A professora Selma Oliveira de Mendonça, graduada em pedagogia com especialização em Orientação Educacional e Supervisão pela UFBA e pós-graduada pela UNEB de Salvador, em Metodologia do Ensino e da Pesquisa e Extensão em Educação, dedica-se desde 1984 às pesquisas históricas das jornadas aporaenses. 

Profª Selma como é conhecida por todos, lançou o primeiro livro com seus alunos do Curso de Magistério, em 1984, “Informações Básicas sobre Aporá”, compondo nessa época o Hino da Cidade de Aporá. 


Em 2001, lançou o 2º livro regional, “Ao Lusco Fusco” obra que comtempla provérbios, cantigas-de-roda, lendas municipais e etc. Hoje (19) temos seu 3º livro, “Aporá Rumo a Canudos”, tratando de uma reparação antiga aos heróis aporaenses da Família Xavier de Carvalho, que movidos por uma fé gigante e uma esperança a mais, seguiram o grande líder, Vicente Mendes Maciel, apelidado Antônio Conselheiro, Sr. Da Luz e dono das alpercatinhas, na busca do “rio de leite e ribanceira de cuscuz”. 

Assim, Aporá terra dos seus pais, avós, da sua infância e de seus sonhos conhecerá sobre a Guerra de Canudos e terá referências próprias sobre a sangria e a crueldade com que exterminaram a grande parte de nossa gente. 

Seu nome consta no Dicionário de Autores Baianos (2006) 





Crisópolis em Foco: Informação e Cidadania.


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Escritora de Aporá lança seu 3º livro; 'Aporá rumo a Canudos' conta a brava história do povo daquela cidade Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO