Em dez anos, Bahia é o 2º estado em crescimento nas taxas de homicídio


Divulgado ontem, o estudo Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil colocou a Bahia como o segundo estado com o maior crescimento nas taxas de homicídio entre os anos 2002 e 2012 — ano do último levantamento da pesquisa. No período, a Bahia mais que triplicou os casos de homicídio, saltando de 1.735 em 2002 para 5.936 em 2012. Considerando a taxa per capita dos estados, o estado teve a segunda maior variação ao longo dos 10 anos (221,6%), ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte (229,1%), que registrou 1.121 homicídios em 2012.

De acordo com o levantamento, que é feito com base nos dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), a Bahia fica em 5º lugar entre os estados com as maiores taxas de homicídios, com 41,9 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Em primeiro lugar, o estado de Alagoas tem taxa de 64,6 no mesmo índice. No ranking, está à frente da Bahia também o Espírito Santo, Ceará e Goiás.

Em Salvador, manteve-se o ritmo de redução da taxa apresentado em 2011 (62), registrando 60,6 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2012. O secretário de Segurança Pública do estado questionou o método da pesquisa. “A gente não sabe quais são as fontes de dados deles. Temos por prática aqui a contabilidade total de homicídios, coisa que outros estados, como São Paulo, não controlam. Independente disso, estamos trabalhando e temos índice de redução. De 2013 para 2012, nós tivemos uma redução de 8%. Quando esses estudos saem, a gente também demora um tempo para analisar”.

O Mapa da Violência é uma publicação anual desde 1998, assinado pelo sociólogo Julio Jacob Waiselfisz, que usa dados do MS, compilando as declarações de óbitos (obrigatórias para sepultamentos no país).

Nesta edição, o estudo dá ênfase à morte de jovens entre 15 e 29 anos, atribuindo como principais causas para o problema nessa parcela da população os acidentes de trânsito, os homicídios e os suicídios.

Veja também: Operação da Polícia Federal prende policiais suspeitos de extermínio em Sergipe e na Bahia

As informações são do Correio.


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Em dez anos, Bahia é o 2º estado em crescimento nas taxas de homicídio Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO