Adspace 728x90

MedCasa disponibiliza medicamentos em casa para pacientes de Crisópolis

A população crisopolense que toma remédio para controlar o diabetes, hipertensão (estabilizadas) e para manter o planejamento familiar, através de contraceptivos já estão recebendo seus medicamentos em casa. 


A secretária de Saúde Joseane Silva (Ane), na manhã desta sexta-feira (23) esteve na zona rural acompanhada da equipe do medcasa para realizar a entrega dos medicamentos nas casas dos pacientes. “A prefeitura municipal de Crisópolis aderiu ao Programa Medicamento em Casa (Medcasa), lançado em 2008 pelo Governo do Estado, para beneficiar pacientes de baixa renda e já está disponibilizando o serviço no município, fato que celebra mais um avanço nas condições de saúde disponibilizada a nossa população”, afirmou Joseane.



A secretária ainda destacou que essa é uma novidade interessante também para as mulheres. “As mulheres que estão inseridas no Programa de Planejamento Familiar do SUS, também podem se cadastrar para receber o contraceptivo [anticoncepcional ou camisinha],em casa”, disse.

A Coordenadora da Atenção Básica Lyeska Coelho, ressaltou que a adesão do município de Crisópolis no Programa foi solicitada recentemente e graças ao empenho da secretaria de saúde através de sua equipe de profissionais, o programa já está sendo desenvolvido no município. “A adesão a este programa foi um marco significativo do município de Crisópolis, com certeza, estamos dando um passo importante na área da saúde, visto que o paciente não vai ter apenas a comodidade de receber o medicamento em casa, mas, também será estimulado a ir com frequência ao médico, que acompanhará o estágio da doença” disse.


Para ter acesso ao programa, o paciente deve ser atendido em uma Unidade Saúde da Família e fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico que vai decidir pela prescrição do medicamento. Para isso, o paciente ao procurar o PSF mais próximo, e apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, cartão do SUS) e comprovante de residência.

A cada três meses, o paciente cadastrado no Medcasa passa a receber o medicamento em casa, mas, antes de completar esse período ele deve comparecer à Unidade de Saúde para consultar o médico que avaliará a continuidade do tratamento. A cada remessa, o paciente diabético ou hipertenso recebe medicamentos para três meses de uso contínuo, já as pacientes cadastradas para receber o anticoncepcional, retornarão ao médico a cada seis meses.


Os medicamentos oferecidos pelo Medcasa são:

Hipertensão e Diabetes (período de tratamento: 3meses)
Enalapril (5 e 20mg)
Hidroclorotiazida (25mg)
Metoprolol (25mg)
Anlodipino (5mg)
Losartana (50mg)
Sinvastatina (20mg)
AAS (100mg)
Glibenclamida (5mg)
Metformina (850mg)

Planejamento Familiar (tratamento: 6 meses)
Contraceptivo Oral Combinado (Levonorgestrel 0.15mg + Etinilestradiol 0.03mg).(PMV)

Por: Hamilton Bispo (Ascom)

Crisópolis em Foco: Informação e Cidadania.





  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook
Item Reviewed: MedCasa disponibiliza medicamentos em casa para pacientes de Crisópolis Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo