Adspace 728x90

Como economizar combustível e evitar prejuízo no bolso


O modo de se cuidar e de se conduzir um veículo é determinante no quanto este irá consumir combustível. Ao longo dos anos foram se criando mitos sobre o consumo de combustível dos automóveis que até hoje vingam, apesar de muitos não terem o menor sentido. Existem algumas simples atitudes que podem contribuir muito na economia e manutenção de um veículo, seja ele de qualquer marca ou modelo.

Vejamos algumas:


Uso do Freio Motor 

Descer uma ladeira ou serra com o carro desengrenado – a famosa banguela – representa para muitos alguma economia de combustível, mas, na realidade, é um meio muito fácil de se gastar mais dinheiro, além de se expor a um risco maior de acidente. Os veículos atuais possuem uma função denominada cut off, que corta a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h, aproximadamente ( freio motor). Nessa situação o motor está sem consumir combustível, assumindo apenas o papel de freio, ajudando a poupar os freios e assegurando a estabilidade direcional do veículo. Se o veículo desce em ponto morto, o motor estará girando em marcha lenta e consumindo combustível.

Aquecimento do Motor 

Os veículos atuais permitem a movimentação logo após poucos segundos. O que não se deve é exigir demais do motor, esticando marchas ou elevando a rotação em demasia antes que ele atinja a temperatura normal de funcionamento.

Velocidade e Uso de Marcha adequada

O consumo de combustível é, via de regra, proporcional à velocidade desenvolvida pelo mesmo, assim como o uso de marcha adequada à velocidade, e à rotação do motor influi de maneira decisiva no consumo. Procure manter a rotação dentro da faixa ideal de economia, informação esta disponível no manual do proprietário.

Acompanhar a fluidez do tráfego 

Procurar antever as diversas situações do tráfego, observando com antecedência os semáforos, pontos de engarrafamento, curvas, pode se reduzir gradativamente a velocidade, evitando acelerações e frenagens desnecessárias.

Vidros abertos 

Além do perigo de assalto, aumenta a resistência aerodinâmica do veículo influindo diretamente no consumo. Na estrada, em velocidades mais altas, mais vale acionar o ar condicionado que conduzir o veículo com os vidros totalmente abertos.

Uso de acessórios

Acessórios como faróis auxiliares e bagageiros aumentam também o consumo de combustível. Acessórios elétricos determinam uma maior carga no alternador, componente que fornece a energia elétrica para manter o sistema elétrico do veículo e carregar a bateria. Maior carga no alternador requer maior carga para acioná lo. Desse modo, o simples fato de acender os faróis já requer uma potência extra do motor para acionar o altemador, o que eleva o consumo.

Pneus 

Pneus mais largos provocam maior consumo devido à maior resistência à rolagem do veículo. Portando, pense bastante no custo benéfico de se modificar as dimensões originais dos pneus do seu veículo.

Peso morto

Carregar peso desnecessário no veículo contribui para o maior consumo de combustível.

Manutenção Preventiva 

Um veículo com a manutenção em dia, consome menos combustível.

Qualidade do combustível

É fundamental o uso de combustível de boa qualidade, não só para melhorar o consumo, como para garantir a integridade e durabilidade do motor e seus componentes.

Abastecimento 

Encher o tanque “até a boca” pode trazer problemas. O combustível excedente pode contaminar um filtro de carvão ativado dos gases do tanque, denominado canister, provocando carbonização do motor. Evite essa prática, abastecendo até o desligamento automático da bomba.

Fonte: Ei Taxi.


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Como economizar combustível e evitar prejuízo no bolso Rating: 5 Reviewed By: Cadu Farias