ACS, Técnicos e Auxiliares de enfermagem participam de capacitação do projeto 'Caminhos do Cuidado'

Projeto Caminhos do Cuidado está capacitando os Agentes Comunitários de Saúde, bem como, os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, para o atendimento aos usuários de crack e outras drogas.

Preocupado com a desenfreada crescente no número de usuários de drogas, o Ministério da Saúde está oferecendo desde o dia 10 de março, e se estenderá até o próximo dia 07 de abril de 2014, o curso de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde (ACS) de Crisópolis.

Além desse público de agentes comunitários, o projeto está abrangendo também auxiliares e técnicos de enfermagem das unidades de saúde da família, quais estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

A capacitação das equipes dos Agentes Comunitários está acontecendo no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Crisópolis. As palestras estão sendo ministradas pelas Tutoras Lívia dos Santos Brito e Jaciara de Jesus Barbosa, quais, nos encontros mostram como os profissionais podem trabalhar para instruir melhor a comunidade na prevenção dessa “doença”.


Já os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem estão sendo deslocados para cidade de Alagoinhas em um veículo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os encontros de capacitação estão acontecendo no Auditório da 3ª Dires, com palestras ministradas pelas Tutoras Luzia Viveiros e Lindacy Maurício. 

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.” E, conta com o apoio e parceria dos municípios, como vem acontecendo em Crisópolis.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica Lyeska Coelho, o objetivo é capacitar todos os ACS como redutores de danos, fornecendo as ferramentas necessárias para que eles consigam lidar com os múltiplos casos de abuso de álcool e outras drogas nas comunidades. “A idéia dessa capacitação é que com o tempo os profissionais de saúde da família consigam reduzir os constantes danos ocorridos pelo uso do álcool e outras drogas no município”, frisa Lyeska.

O primeiro passo para fornecer aos ACS as ferramentas para lidar com essa questão foi a oferta dessa capacitação que vem do Governo Federal através do Ministério da Saúde para ajudar nessa crescente problemática vivenciada no município de Crisópolis. Este curso, busca ajudar os ACS e os demais Técnicos, a internalizar os princípios básicos da redução de danos.

Joseane Silva, Secretária de Saúde, expôs que o tema do uso de drogas precisa de mais atenção nas comunidades e principalmente na sede. “As pessoas que usam álcool e outras drogas estão aí e os ACS muitas vezes até as cadastram como pacientes, mas a problemática das drogas acaba sendo colocada de lado. Os ACS abordam as outras patologias, mas não perguntam sobre o problema de álcool, por isso estamos felizes com a conquista dessa capacitação que certamente dará melhores resultados ao trabalho dos ACS”, explica a Secretária.
Crisópolis em Foco: Informação e Cidadania.











  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: ACS, Técnicos e Auxiliares de enfermagem participam de capacitação do projeto 'Caminhos do Cuidado' Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO