Adspace 728x90

O batuque dos tambores da "banda de pífanos" anuncia o início da festa em louvor ao Bom Jesus de Crisópolis

E a cultura aflora em Crisópolis, as tradicionais apresentações de pífano como acontece anualmente na Festa de Janeiro de Crisópolis anunciam a abertura dos festejos do Bom Jesus e da Festa de Janeiro.

Venham todos participar conosco, venham curtir a nossa Festa repleta de muita Alegria e Tradição.

Histórico das Bandas de Pífanos em Crisópolis - Bahia
A tradicional Banda de Pífanos é um conjunto instrumental de percussão e sopro, dos mais antigos, característicos e importantes da música folclórica brasileira. Historicamente o pífano remonta à época dos primeiros cristãos, que tinham no pífano, pifes ou pífora, uma maneira de saudar a Virgem Maria nas festas de louvores. Na feição nordestina a banda de pífanos é uma criação do mestiço brasileiro, que com sua criatividade e intuição musical adaptou o instrumental, dando-lhe a forma típica pela qual é conhecida no folclore brasileiro.

Em Crisópolis, no interior baiano as bandas de pífanos são tradicionalmente conhecidos como “Ternos” ou “Zabumbas”.

As Bandas de Pífanos de Crisópolis são sem dúvidas os mais conhecidos grupos culturais do município, que remetem-nos à épocas das raízes da fundação da nossa cidade, quando a cultura ainda permanece graças à força e a luta das nossas tradicionais famílias, que cultivam em seu interior o respeito ao nosso passado, à nossa história desde à fundação da capela do Bom Jesus, na primórdia vila de Dendê de Cima, que passou a ser denominado de Bom Jesus e, em outra época mais recente chegou a ser chamada Vila Rica para então se tornar nossa querida Crisópolis.

Uma tradição que garante a identidade de nossa terra natal e é passada de geração em geração pelas famílias mais conservadoras da nossa terra, pessoas compatriotas que orgulham-se da nossa trajetória de luta e perseverança pela manutenção das nossas raízes históricas.


Crisópolis em Foco: Informação e Cidadania.






  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O batuque dos tambores da "banda de pífanos" anuncia o início da festa em louvor ao Bom Jesus de Crisópolis Rating: 5 Reviewed By: Hamilton Bispo