Adspace 728x90

Enquete em página do facebook gera polêmica em Crisópolis, confira a íntegra

A grande mobilização dos crisopolenses nas redes sociais em favor da manutenção sem quebra da cultura e tradição local tem sido um tema bastante debatido, principalmente, quando os controversos denotam politicismo em tais atos. 

O tema tem sido muito polemizado na cidade, e já transbordou as redes sociais, ganhando as ruas, enquanto alguns associam a intransigência dos atos à politicismo, outros defendem o caso como uma atitude de segregação entre o religioso e o profano.

A página do facebook "Crisópolis, o melhor fim do mundo do mundo" fez uma enquete indagando quem estaria contra ou a favor da decisão anunciada pelo pároco de mudar o novenário do templo do Bom Jesus para o Santuário da Divina Misericórdia e acabou gerando uma série de comentários. 

Confira a íntegra do diálogo em rede social incorrido nos últimos 4 dias entre os usuários crisopolenses e o clérigo:

 
ENQUETE: Ontem, no encerramento dos festejos do BOM JESUS, foi anunciado que o novenário, no ano de 2015, será realizado no Santuário da Divina Misericórdia! E você, é contra ou a favor desta decisão!?
Parte superior do formulário
Maura Oliveira contra , Bom Jesus é Bom Jesus !!
Ionara Azevedo Eu so quero ver se o povo vai deixar.. espero que seja só boatos.
Fico revoltada ao saber desses comentários infelizes. Festa do Bom Jesus é na paróquia própria d seu padroeiro.
Ainda temos prefeito! !! E a voz do povo.
Super contra!!!!
Jivaldo Oliveira Totalmente contra.
Brunna Lima Eu quero ver até onde a sociedade crisopolense vai deixar esse cidadão ir... Já tá passando de qualquer limite! #decepcioanda
Matheus Lucatoni Quem decidiu isso de mudar o local? Foi O POVO? Garanto que o povo não vai aprovar isso. Lugar da missa em janeiro é na Igreja Matriz, NÃO VAMOS DEIXAR NOSSA TRADIÇÃO ACABAR!
Brunna Lima TÁ VIRANDO PALHAÇADA !!!
Geisa Mendonça isso é uma afronta a cidade e a nós moradores, pq afinal de contas se a festa é do Bom Jesus, deve ser realizada na Igreja do Bom Jesus.
Ionara Azevedo Vamos pensar que é so boatos. .. relaxar....
Mais se isso acontecer serei a primeira a brigar.
Monica Santos Contra,bom jesus e bom jesus!!!
Augusto Camilo Rai ai... É pra dar risada mesmo!!!
Allane Menezes Contra... as missas do novenario do BOM JESUS deve ser realizadas na igreja do BOM JESUS
Ionara Azevedo O que acho pior são as pessoas q estavam presente na missa d ontem e ouvirem o tamanho desse absurdo e ficarem calados. Isso é realmente triste. Se for mesmo verdade.
Vamos pra frente... JANEIRO ! ESTA PRÓXIMO. ..
Henrique Argôlo Não sei se dou risada ou se choro. Quero ver se vai ter gente 'dando corda' ou aprovando essa ideia, elaborada por um forasteiro que faz POLITICA DE OPOSIÇÃO na igreja e quer se aparecer. É até engraçado, ele diz abertamente QUE VAI SER, como se fosse a opinião dele e pronto, o resto que se dane! Esse cidadão já está passando dos limites...
Camila Pereira Quero ver ate onde isso vai,gnt vamo abrir o olho..Bom jesus e tradicao da cidade & n santuario da Divina misericordia..n quero ofender a ngm,cm td respeito! Soacho ##
Marcelo Oliveira É o fim da picada. Esse senhor quer destruir com a Festa do Bom Jesus, que existe há tanto tempo. Já virou obsessão. Devemos rezar pelo Oadre Gilmar, para ele ser mais sábio, tolerante, melhor pastor.
Eliane Oliveira Contra! !!?
Robson Đanttas Contra , Concerteza Sem Palavras!
Phillipe Oliveira Cara sou evangélico, mas isso seria errado e até desrespeitoso com os crisopolenses. Contra claro ...
Afrisio Pinto DE Oliveira infelismente em quanto essa mala sem alca estiver a frente da nossa igreja. a festa de janeiro vai se juntar a festa de outubro e as duas vao ser comemorada no dia dois de novembro dia de finados e uma vergonha o padre misturar politica com a palava de deus , pra alimentar pessoas de fachada que nada fazem por crisopolis ha nao ser , se mostrar ...
Ademilton Carlos Sou contra !!!!!!
Carlos Maciel Mas uma vez esse cidadão que chamar atenção e afastar as pessoas da igreja, lembro da visita do Papa tanta humildade e carinho, o contrário desse arrogante, sem carisma e covarde pra caralho, fico triste que isso tira minha motivação em frequentar a missa na minha própria cidade, mas vamos esperar tenho certeza que essa ideia vai cair por terra, DEUS está acima de tudo e de todos, fica aqui minha insatisfação.
Jivaldo Oliveira Isso nao pode acontecer.
Calliane Millena Sou contra, a Igreja da praça é histórica e é tradição da cidade fazer a festa do Bom Jesus nela... A outra igreja é maior e mais bonita é sim, mas, tradição é tradição!! Logo, a festa do Bom Jesus deve ser na Igreja de sempre, na da praça!!!
Sandra Portugal sou contra , pois é tradição e não deve ser mudada , é por isso que na vida tudo anda perdendo a essência , o santuário é muito belo mas esta festa sempre foi realizada neste local e sempre foi tudo muito perfeito acompanho está festa a mais de vinte anos
Brunna Lima Maior, mais bonita e mais longe Cali Calliane Millena... Imagina os velhinhos, que não tem carro, terem que andar aquilo tudo, muitos fazem sacrifício para ir a praça imagina lá embaixo. A missa naquela graja só vai ficar mais vazia do que já está, conheço inúmeras pesssoas que eram fiés e hoje não frequentam a igreja por causa dele. Se continuar desse jeito na missa só vai ter ele e seus "coroinhas".
Calliane Millena Brunna Lima eu sou contra mudar de igreja kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brunna Lima kkkk eu entendi mulheeeer... Aproveitei seu comentário pra lembrar esse fato de além não ser a tradição ter essa distância!!!
Calliane Millena kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ah ta.... kkkkkkkkkkkkkkkkk abafee!! kkk
Crisópolis, "o melhor fim de mundo do mundo" Compartilhem o status com a hastag #CrisópolisAcordou #CrisópolisAcordou
Bianca Oliveira Super contra!!!!!!!!
Aline da Hora Totalmente sem nexo, sou contra. Pq se a festa é do bom jesus tem q ser na igreja do mesmo.
Fabiola Souza Contra!!!
Jacqueline Santana sou contra
Ducilene Barreto Eu n vouu opinar pq se vc ama Jesus de todo coraçao Ele vai esta em sua casa,aonde vc for e eu creio em Deus Ele esteve comigo e esta em todos os momentos bons e dificieis independente do lugar.
Lailson Aguiar sou contra. essa é mais uma desse tal padre gilmar, nao vamos aceitar e sim nos manifestar contra tudo que ele está fazendo.
Julia Dantas Contra
Joédna Oliveira como assim ser no Gangú. é uma questao do conselho paroquial se vocé quer dar palpite deve ser cristao vivo no meio da igreja participe da igreja e assim a sua voz terà vez. nao estou sendo a favor acho que o povo deve sim acordar e conversar com o paróco
Maiane Rodrigues Sou contra...
Jorge Menezes Com todo respeito ao Santuário, não devemos esquecer que a festa do Bom Jesus é uma tradição centenária, hoje sinto muita falta das banderolas confeccionada e colocadas por Tio Pedro(conhecido carinhosamente por Sr. Piroca).Não devemos deixar que a modernidade de uns, estrague tanta coisa bonita, Fé, Amor, União. "Viva o Bom Jesus" de Vila Rica. - Viva nosso povo de fé. amém.
Ducilene Barreto minha mae tb e contra na opiniao dela devia celebrar a festa de outubro no Santuario e a do Bom Jesus continuar no mesmo lugar de sempre.
Thamara Filgueiras Contra terminantemente. A festa do BOM JESUS é na IGREJA DO BOM JESUS. O Santuário tem a festa dele... Nada, nem ninguém pode tirar isso de nós CRISOPOLENSES, pois foi o BOM JESUS q nos deu... "Se a igreja tem q evoluir q evolua com democracia"...
Alane Mendes Contra.
Maria Hosana Jesus com certeza CONTRA
Eduardo Almeida Eu sou totalmente a favor!!
Paróquia do Bom Jesus Caríssimo Paroquiano (a).
A Constituição Federal garante direito de proteção ao culto. Mas como celebrar os atos litúrgicos sem perturbação? Porque é na Igreja que acontecem os atos litúrgicos, mas o culto é perturbado com a zabumba tocando ao lado da Igreja durante as celebrações e inclusive os batizados. Isso é respeitoso? Como é que se consegue celebrar com o pipoqueiro e o vendedor de algodão doce comercializando durante a celebração. A Missa é parque? Porque não vendem depois ou um pouco distante da Celebração? O telão também foi exposto ao lado da Igreja, durante a celebração. Não tem outro lugar para se expor o telão que não seja durante a Missa? Será que o gestor público não tinha outro local para realizar o leilão? Pois, foi realizado ao lado da Igreja durante uma celebração dedicada a família com o som alto na direção da Igreja. Celebramos a missa campal, por não ter espaço suficiente na Igreja internamente, mas isso não dá direito ao gestor público para expor uma ambulância como ato provocativo em meio à celebração. Diante de tais fatos caros católicos, é impossível um evangélico perturbar um culto evangélico, mas é comum um católico perturbar uma celebração católica. Além disso, todos os anos o Padre vai dialogar no gabinete pedindo tranquilidade nas celebrações, assim como também no final de cada festa, mesmo assim não há garantia de tranquilidade no culto. Você que critica o ato administrativo do Pároco por razões pastorais e litúrgicas, convido-lhe primeiro a conhecer melhor sua Igreja, valorizar seu batismo e participar da comunidade. Ajudando nas pastorais, na organização, ajudar a carregar um banco, lavar a Igreja, acolher os visitantes e vir celebrar também todas as noites. Inclusive para devolver os bancos nas comunidades de zona rural, pois só colaborou o Padre e mais dois fiéis. E você onde estava que não veio ajudar a Festa do Bom Jesus, tradição que tanto cobram?
Quanto às tradições, existem tradições e tradição. A tradição é a Festa do Bom Jesus que acontece anualmente no mês de Janeiro para os paroquianos e visitantes. Já tradições é tudo aquilo que é colocado ao lado da Festa, porém que não há sentido para a conversão e nem para a salvação. Lembram que foram dois cidadãos que ficaram multilados por ter que soltar fogos em nome de tradições? Quanto às bandeirolas não estamos em São João e a Festa do Bom Jesus não é Arraia. No que se refere ao andor durante as procissões, quando foi que você se disponibilizou a carrega-lo? Pois o andor é uma expressão de Fé Pública, carregado ou não por mãos humanas, mas que não deve se tornar um instrumento de políticos. Pois quem mais gosta de carregar andor são os políticos para se aproveitar da Festa. Além disso, o mais comum nas procissões nas Paróquias é serem transportados em veículos, inclusive nas Paróquias da nossa Diocese.
Então, já que não é possível mais celebrar na praça, que falta pessoas que colaborem, inclusive para carregar os bancos para as missas campais, celebraremos na Igreja onde o silêncio será garantido e a tranquilidade também. “Pois são poucos os operários, poucos os trabalhadores”...
A Igreja do Bom Jesus na verdade é uma capela. A Paróquia foi criada no ano 2000 sem uma Igreja Paroquial, que toda Paróquia deve ter. A comunidade católica de Vila Rica sempre desejou ter uma Igreja Paroquial que será a Igreja Matriz, onde a Paróquia pode se reunir com todos os seus fiéis e celebrar, que será dedicada a Divina Misericórdia, que é o próprio Bom Jesus, pois se trata da mesma pessoa. O Bom Jesus e o Jesus Misericordioso é a mesma segunda pessoa da Santíssima Trindade. Eu acredito que os que mais estão insatisfeitos são os que menos conhecem a Cristo, mas venham, participem da sua Igreja e você conhecerá qual é a missão da Igreja e sua origem em Jesus Cristo. Portanto, não fique de fora criticando o que não conhece. O Bom Jesus sentiu sua falta durante o novenário, e ele quer discípulos missionários e não admiradores. Participe!
Pe Gilmar José da Silva. Para vocês sou Padre, mas com vocês sou irmão em Cristo.
Adriana Silva Dantas Alves criticar é mt fácil, mas ir lá carregar uma cadeira, limpar, colocar uma flor?
Thamara Filgueiras "Os q mais estão insatisfeitos são os q menos conhecem a Cristo" essa foi "arrepiante"... generalizou iupiiiiiiii...
Verys Mendes # Ficar de longe falando o que não conhece é bom!!.porém,maravilhoso mesmo é servir..limpar igreja, carregar os bancos ou mesmo louvar com a voz,o coração e amor assim como eu faço ..No dia que todos nós falarmos a mesma língua, o fardo será mais leve ..## amemos uns aos outros,como nos diz Jesus no primeiro mandamento,,Paremos com rivalidades somos todos irmãos em Cristo, temos a mesma marca..a do amor de DEUS..OREMOS PELOS DESENTENTIDOS..
Jorge Saldanha Caro padre. Não concordo com seus argumentos, pois antes da sua chagada existia um convívio ordeiro e respeitoso entre a comunidade e a igreja. O senhor se incomoda com os leilões, oferecido pelos fieis com intuito de ajudar a igreja, e com zabumbeiros, que sempre tocou antes e após as celebrações, E até com vendedores de algodão doce e pipoca? Coitado dos vendedores, que pecado cometeram? será por ser pobre! Afinal qual a sua pretensão? pois tudo lhe incomoda e tudo está errado. Concordo que o padre é um orientador espiritual dos seus fieis, cabendo ao líder religioso orar pelos nossos governantes, conduzindo o seu rebanho para o bom relacionamento da igreja com a gestão municipal, colaborando para progresso da cidade. Fato que não vem acontecendo com o atual pároco, pois suas últimas intervenções tem uma conotação meramente politica de afrontar a administração municipal, utilizando emissoras de rádio e até a igreja para atingir seus objetivos. A igreja é a casa de Deus. Devemos deixar os discursos políticos para local apropriado.Senhor é o enviado de Deus para arrebanhar os fieis do Bom Jesus. A politica é com os políticos.Considero que prevaleça o bom censo e continuemos fazendo a festa do Bom Jesus, na igreja Matriz, fundada por Antonio Conselheiro.
Zito Santana Sou contra totalmente,pois quando eu nasci,os festejos de nossas tradições já eram na Igreja do Bom Jesus, e só existe em Crisópolis uma única Igreja do Bom Jesus, e por isso, o vigário continua equivocado, pois tradições não se mudam,dar continuidade.
Nara Santana Completamente contra, acorda povo de minha terra precisamos mostrar que somos filhos dessa terra.
Álvaro Vinícius Realmente o Brasil precisa ser alfabetizado!!
Thamara Filgueiras Se eu soubesse tocar ou voz para cantar bem q eu ia... Mais as informações q eu tenho não servi faço parte desse velho Brasil desigual...
Andreia Alves Senhor pároco na missa de sexta feira onde foi realizado a crisma.,o Bispo fez uma homilia tradicional, como de deve ser pelas leis da igreja, e fficamos esperando o senhor cantar suas músicas qe assim catanva no final de cda novenario ...e se isso pro senhor é evangelizar porque não o fez diante o Bispo. ...sou crisopolense cm muito orgulho desde criança vivi nessas tradições. .hj nao moro mais ai,mas sempre a visito .e em janeiro deste ano em minha casa vi uma reportagem a qual falava sobres. Obras de Antonio Conselheiro a qual o nosso patrimônio A IGREJA DO BOM JESUS se destacava dentre elas do qul tenho um imenso orgulho. ....e nossas tradições tem sim que continuar.. e vai porque o BOM JESUS NÃO VAI DEIXAR ISSSO TERMINAR.....
Maria Gleice Pereira desde quando nasci minha cidade teve tradições como zabumba ,pipoqueiros ,algodão doce enfim tudo da nossa festa do bom jesus ai vem alguém pra querer tirar essa pessoa é o q o rei vamos dar logo a chave da cidade é isso q ele quer né nunca vamos deixar nossa tradição acabar não é qualquer um vai mandar assim fácil pois a voz do povo e a voz de deus ...
Henrique Argôlo Eu não vou nem comentar mais nada... porque se vendedores de pipoca e algodão doce são empecilhos em uma missa (não entendo como e porque essa lógica, o cara deve ter um auto falante em mãos né? Coisa que nunca vi). A afirmação "pois quem mais gosta de carregar andor são os políticos para se aproveitar da Festa" é SUPER ENGRAÇADA, o que dizer de citar o nome do FUTURO CANDIDATO da oposição crisopolense a DEPUTADO ESTADUAL, promovendo o mesmo, que nada FEZ por Crisópolis (ainda, pode fazer, caso seja eleito na eleição que está chegando) em um missa e de certa forma CRITICAR a administração atual por ter colocado a nova ambulância do lado da igreja em um dos dias do novenário e caracterizada como forma de PROVOCAÇÃO? Ainda me vem uns e outros dizendo que ele não está fazendo política na igreja, o que deixa irritado é isso. E minha fé eu alimento onde acho que devo, cada um tem o livre arbítrio de ir ou não a Igreja, de carregar ou não os bancos, flores, seja lá o que for...mas EU ACHO que é necessário que seja usado o bom senso por ambas as partes, pois garanto que se a política não fosse tratada na Igreja como esta sendo tratada, garanto que essa mesma ADMINISTRAÇÃO que é criticada iria da uma ajuda e um suporte bem maior para que esse trabalho fosse feito sem muita preocupação. Enfim, é isso. Abraços e fiquem com Deus.
Nara Santana Sou sua fã Henrique Argôlo, ai sim
Clodoaldo Lima "Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk" esse padre adora uma resenha! Vou colocar ele e 49 pessoas em um grupo de whatsapp pra resenharmos.risos. acho que não preciso fazer ressalva nenhuma em relação aos acontecimentos pq tudo ja foi dito. So não vi uma coisa: ser estipulado o valor do dizimo no periodo da construção do santuario. Agora eu pergunto: desde quando dizimo deve ser estipulado pelo padre. "Gente por favor, so coloquem acima de dez reais." Isso é um absurdo! Acordem! Ele está achando que o povo crisopolense é analfabeto e idiota. Engano...pq ele nao vem pra um debate popular fora da igreja? Pq ele n escuta o que a gente pensa e a gente escutar ele tb? Pq todo político debate e dialoga e ele deveria fazer o mesmo! A situacao ja está babaquice! O carro de pipoca incomodava a missa! Kkkkkkk a zabumba tb! Kkkkkkkkkkk me sentindo no circo de geraldo! Foraaaaaaaaaaa! Volta pro teu lugar de onde voce nunca deveria ter saído. Clodoaldo silva lima. 7199360892
Clodoaldo Lima Vcs precisam saber o que é manifestação.
Zito Santana Meu caro amigo Clodoaldo, faço de suas palavras, recíproca e verdadeiras. Tem pessoas que dizem concordar com tamanho absurdo; talvez essas pessoas sejam de Crisópolis, mais não vivem a nossa realidade.Pessoas essas,q/ só aparecem em ano,em ano.etc.
Zito Santana Meus parabéns Henrique pela suas colocações. Não tenho mais o que comentar, pois estou satisfeito. Mais o eu fico indignado é que tem pessoas que clasificam os vendedore de pipocas e algodão doce c/ pobres,pobre é o satánas, eles são lutadores e honestos
Clodoaldo Lima E sem falar nas palavras irônicas quando fala dos mesmos.
Clodoaldo Lima Ah! E eu ja tou la tirando banco e colanco banco pra fazer platéia de político. Meu patrão me deu férias e eu sei quem é!
Brunna Lima Não sei porque, mas as novenas antes da chegada do "todo poderoso", eram realizadas com muita alegria e louvor, com vendedores de pipocas e algodao doce, os quais não ficam gritando durante a missa nem hora nenhuma, após a missa tinha leilão.. e mesmo com tudo que o padre julga atrapalhar a missa, as missas era muito mais cheias do que são hoje. Pessoas que frequentavam todos os dias a igreja, hoje não têm mais graça de ir a uma noite se quer do novenário.. e adivinhem por que !?!?!!? Não pensa nem se quer que essa é a epóca do ano que mais dá alegria aos moradores... e ainda assim quer tirar o pouco que Crisópolis têm, afastando fies da igreja ao invés de aproximá-los de Deus.. Uma das coisas que embelezam a novenário é ela ser realizada do lado de fora, assim qualquer pessoa que esteja passando no momento pode ouvir um pouco da palavra de Deus, e quer acabar com isso ?! .. Quer ajuda para lavar a Igreja mas nega um balde de água a um cidadão... É lastimável comparar o passado com o presente de Crisópolis..
Jacielle Souza As pessoas criticam nosso Pároco mas porque não mostram respeito na hora da oração? Zabumba, telão, até som ligado tinha na hora da missa. E as músicas que ele canta são todas de evangelização.
Belo exemplo os crisópolenses deveria ser a favor
Jacielle Souza Sou totalmente a favor pois um belo exemplo seria se o povo não atrapalhassem a missa com sons de carro ligados, e a vocês que são contra e falam coisas absurdas conheçam a Cristo e tbm ao pároco antes de sair falando qualquer bobagem.
Vanessa Matias "O cristão não é um batizado que recebe o Batismo e segue seu caminho. O primeiro fruto do Batismo é a integração com a Igreja, com o povo de Deus. É por isso que o grande Paulo VI dizia que é uma dicotomia absurda amar Cristo sem a Igreja; ouvir Crist...Ver mais
Parte inferior do formulário



Crisópolis em Foco: Informação e Cidadania.


  • Comentários Blogger
  • Comentários Facebook

1 comentários:

  1. contra! A nova paroquia continuara n compotando todo o publico. Onde ficara os q n couberem dentro da paroquia? Continuarao fora da igreja com um diferencial: n terao acesso direto a toda celebração..

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Enquete em página do facebook gera polêmica em Crisópolis, confira a íntegra Rating: 5 Reviewed By: Unknown