Adspace 728x90

As crianças e o contato com a terra


Comprovado por especialistas pedagogos, o contato do homem com a terra traz muitos benefícios, principalmente para a criança que ainda está em processo de desenvolvimento, sendo contadas suas vivências presenciadas que farão a diferença na vida adulta. 

A criança que vive em meio à terra fresca e o colorido da natureza tem muito mais apuração aos cinco sentidos e descobre novas percepções se interagindo com ela, se tornando muito mais sensível e, consequentemente contribuidor com a preservação ambiental. O contato com os pés descalços no chão também faz toda a diferença. Segundo estudos as pessoas com mais de noventa anos e com boa saúde, geralmente possuíam e possuem hábitos de vidas saudáveis mantendo o contato direto com a terra, confirmando assim que esse ato pode prolongar a existência na terra.


Brincar na terra benefícios


Muitas mães têm verdadeira aversão a terra e areia quando estão relacionados aos filhos pequenos. As crianças geralmente pegam as coisas do chão e levam direto à boca e causam desesperos aos pais por trazerem doenças. As pesquisas comprovam que o contato com alguns micro-organismos presentes no solo é importante, pois ensina o sistema imunológico a se proteger criando anticorpos para enfrentar algumas doenças mais sérias como infecções entre outras. 

Médicos especialistas dizem que crianças que vivem em ambiente extremamente limpo são mais propensas a desenvolver doenças alérgicas. E também comprovam que crianças que vivem em ambientes rurais com as devidas higienes têm menos probabilidade de alergias e outras doenças. Mas é importante tomar alguns cuidados e ter bom senso ao deixar os pequenos em contato com a sujeira.


Pés no solo
O contato com a terra libera uma via de descarga de excessos de eletricidade estática corporal acumulada durante o dia, diminuindo a sensação de cansaço, nervosismo, fadiga crônica e até depressão. A pessoa que caminha com os pés descalços seja na vegetação, praia ou terra estabelece uma relação com a natureza única, compartilhando com os seres integrantes a ela a sensação de calor, frio, umidade. 

Sem os sapatos o homem tem o instinto ecológico mais forte, ao olhar por onde pisa impede que se danifiquem os terrenos mais frágeis. A importância de se andar descalço foi reconhecida pelos médicos e terapeutas e recomendam a prática pelo menos duas vezes na semana.

É muito bom o contato das crianças com a terra desde que aprendam a importância da higienização, como lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e quando chegam em casa, tornando assim adultos saudáveis e conscientes.



  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: As crianças e o contato com a terra Rating: 5 Reviewed By: Cadufarias