Programa Medicamento em Casa garante o acesso prático e rápido a quem necessita, conheça

Desenvolvido pela Sesab em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa Medicamento em Casa beneficia pacientes de baixa renda de 32 municípios baianos. A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam - já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento. Já os municípios que desejam participar do programa devem entrar em contato com a Coordenação de Projetos Especiais da Sesab. A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias. As remessas estão cadastradas no sistema on-line dos Correios (www.correios.com.br).

Objetivos do Programa
Garantir o acesso a medicamentos essenciais a pacientes com diabetes e hipertensão;
Garantir o acesso a anticoncepcionais orais e preservativos dos assistidos pelo Programa de Planejamento Familiar;
Contribuir para o fortalecimento da Rede Básica de Saúde;
Fortalecer a Assistência Farmacêutica Básica;
Possibilitar a humanização da assistência através da redução das filas nas farmácias das Unidades Básicas e melhorar a adesão terapêutica e reduzir complicações a médio e longo prazo.

Coordenação de Projetos Especiais da Assistência Farmacêutica (Saftec/Sesab)
4ª Avenida, CAB, nº 400, 2º andar, Sala 211
Salvador-Ba
Tel.: 71 3115-4379

O Município de Sátiro Dias aderiu ao programa e já colhe frutos positivos, refletindo na gratidão dos usuários de medicamentos fornecidos pelo poder público.

Confira imagens da atuação do programa MEDCASA em Sátiro Dias:





  • Comentários Blogger
  • Comentários Facebook

1 comentários:

  1. Crisopolis também já aderiu, estamos em fase de implantação.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Programa Medicamento em Casa garante o acesso prático e rápido a quem necessita, conheça Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO