Dia Internacional da Alfabetização: Topa já atendeu mais de 1,1 milhão de baianos

No Dia Internacional da Alfabetização, celebrado no último domingo (8), a Bahia tem o que comemorar com os resultados obtidos por meio do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Nos últimos cinco anos, o Estado conseguiu reduzir cerca de 30% o índice de analfabetismo baiano (2007-2011), de acordo com os dados do Pnad-IBGE. Ao todo, mais de 1,1 milhão de baianos já foram alfabetizados pelo programa, que, em agosto, certificou mais 147 mil e, atualmente, conta com mais 185 mil pessoas em sala de aula, na sexta etapa.

“O Dia da Alfabetização é um momento de muita alegria para todos nós, que trabalhamos com o Topa. Em 2007, o Governo do Estado estipulou a meta de um milhão de alfabetizados. É uma alegria muito grande saber que já ultrapassamos esse número e continuamos alfabetizando aquelas pessoas que, na sua infância e juventude, tiveram negado o direito de aprender”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Criado em 2007, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade. A iniciativa, presente em 407 municípios baianos, está, atualmente, na sexta etapa, com 185 mil pessoas em sala de aula. Destas, 66% estão localizadas na zona rural e 55% são do sexo feminino.


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Dia Internacional da Alfabetização: Topa já atendeu mais de 1,1 milhão de baianos Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO