Adspace 728x90

Vigilância Epidemiológica divulga calendário de vacinação para o 2º semestre de 2013



A Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Crisópolis, divulgou o o calendário das campanhas de vacinação agendadas para o segundo semestre deste ano de 2013.

A primeira campanha será o de multivacinação e terá mobilização nacional com previsão para acontecer de 24 a 30 de agosto, e subsequente, a partir do dia 09 de setembro e se estendendo até o dia 09 de outubro acontecerá a campanha de vacinação antirrábica na cidade.

O Coordenador da Vigilância Epidemiológica no município, Brener Murta, alerta a população sobre a importância da vacinação para prevenir a incidência de doenças na comunidade, ressaltando que os índices só tem baixado, com cobertura de 100% da população atendida na sede e Postos de Saúde da Família - PSF das comunidades rurais, além de ressaltar a importância da vacinação de cães e gatos para evitar que fiquem doentes e transmitam a “raiva” para o ser humano. “É fundamental que a população fique atenta ao calendário e não deixe de imunizar seu animal doméstico. Vacinar os animais é um cuidado que implica melhoria na saúde pública”, afirmou Brener. 

Causada por vírus, a raiva é uma doença viral considerada grave. É caracterizada por inflamações progressivas, agudas e letais no cérebro, e que tem como principal vítima e transmissor, o mamífero. A transmissão ocorre do animal infectado para o sadio, através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões, e também pela via inalatória. 

A partir dos três meses de vida, todos os cães e gatos devem ser vacinados. A vacinação dos animais domésticos é uma forma indireta de prevenção à raiva humana.





Crisópolis em Foco: Informação e Cidadania bem perto de você!


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Vigilância Epidemiológica divulga calendário de vacinação para o 2º semestre de 2013 Rating: 5 Reviewed By: Unknown