Realizada a I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em Crisópolis, confira

Com o objetivo de ajudar a criar e fortalecer espaços de debate na escola, principalmente, sobre questões sociais e ambientais aconteceu nesta quinta-feira, dia 29 de Agosto, a I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente da Escola Professor Edgard Santos com o tema “Vamos Cuidar de Crisópolis com Escolas Sustentáveis”. 





















Estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável.




















Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Escola Municipal Professor Edgard Santos através da Secretaria de Educação e Cultura realizou a conferência. O objetivo foi de ajudar a criar e fortalecer espaços de debate na escola, principalmente, sobre questões sociais e ambientais que envolvam a comunidade, aumentar a capacidade de percepção de como essas questões se relacionam com o mundo, qualificar uma nova geração que contribuirá com soluções coerentes para os problemas socioambientais local e do âmbito em que esteja inserido, além de discutir caminhos que transformem a escola em um Espaço Educador Sustentável.




















Em suma, eu, Hamilton Bispo, acredito ser essa, uma iniciativa importantíssima, pois, a escola pode contribuir muito mais com o Meio Ambiente. Despertar a consciência crítica dos estudantes é um primeiro passo, quem sabe, o mais importante. Porque tudo começa a partir do conceito que se tem das coisas: preservar não só é importante, mas disso depende a sobrevivência com sustentabilidade de nossa cidade, do nosso país, e com uma mobilização massiva, quiçá também do planeta. Precisamos dar nossa parcela de contribuição para a nossa cidade, que se recupera de uma jornada de percalços decorridos pela falta de planejamento e responsabilidade socioambiental.




















O evento contou com a construtiva palestra da professora de biologia Mônica Saldanha, que atua na rede estadual de ensino, além de apresentações culturais, orientação e apelo acerca de assuntos relacionados à sustentabilidade ambiental no município.




















A juventude estudantil também elaborou duas cartas de apelo ao executivo e legislativo municipal, cobrando medidas concretas que venham a amenizar os impactos ambientais notados no município, bem como, adotar procedimentos de contenção contra a degradação de áreas ainda preservadas, estas ainda importantíssimas para a reordenação ambiental e ainda muito importantes para as aulas de campo para o alunado local.





















Algumas turmas também voltaram para as questões de reciclagem, fato muito importante, pois a população de Crisópolis, ainda não tem essa cultura, e com o lixo produziram objetos artesanais muito interessantes, móveis e ornamentações domésticas, e foram muito elogiados pelos visitantes do evento.

A conferência foi encerrada com a apresentação de uma pequena peça teatral muito engraçada, e depois contou com os agradecimentos finais, a todos da equipe organizadora da Unidade Escolar, Sec. Educação, Palestrante Profª Mônica Saldanha e Radio Atalaia Fm de Crisópolis, Portal Crisópolis em Foco, . Depois da Leitura, aprovação e assinatura da ATA o evento deu-se por encerrado com um sentimento satisfação com a preocupação da juventude, importante também para a conscientização da comunidade crisopolense.





















Parabéns a toda a equipe da Escola Professor Edgard Santos e a todos os docentes que se engajaram na busca e preocupação em expor os problemas ambientais enfrentados no município.


  • Comentários Blogger
  • Comentários Facebook

5 comentários:

  1. Ninguem abordou a questão do lixo ne? A problematica ambiental vai além de questões comportamentais, no entanto, Crisópolis não possui estrutura para tratar do lixo de forma insustentavél, quem dirá de forma sustentavél. Precisamos pressionar o orgão público a criar a Secretária do Meio AMbiente na cidade, isso contribuirá para ações mais efetivas da problemática.

    ResponderExcluir
  2. Maria de Fátima Bonifacio da Silva.30 de agosto de 2013 12:39

    Qual o problema de vocês? Como pode uma cidade tão Pequenininha, e a "imprensa local" ser tão desinformada?
    A http://conferenciainfanto.mec.gov.br/ foi realizada em sete escolas do município. Inclusive a de minha escola, a Tânia Maria, situada na Rodagem, foi realizada na quarta, dia 28. O autor da matéria destacou a Escola Edgar Santos como sendo a única empenhada em debater sustentabilidade em Crisópolis. E isso NÃO É VERDADE! Eu faço parte do grupo de alunos que irá a Salvador, onde, juntamente com minha colega, representaremos nossa escola e o município.
    Ás vezes, penso que há muita discriminação. Gosto muito daqui, e, não quero acreditar que exista pessoas com comportamento medíocre e idiota.

    ResponderExcluir
  3. Esse programa não é de Crisópolis nem da escola citada. Ele foi criado pelo MEC. É feito sorteios nos municípios e as escolas sorteadas fazem suas conferências, em seguida vão à Salvador para a culminância estadual. De lá, as escolhidas irão para a conferência nacional em Brasília. Se não me engano, aí foram escolhidas 6 ou 7 escolas.

    ResponderExcluir
  4. "Aos dois últimos comentários" queridos leitores informo-vos que não houve desinformação, houve falta de comunicação, ninguém abordou a imprensa para relatar sobre a realização da conferência ou expor o convite, nem sequer avisar em que data haveriam de está realizando o evento, portanto, qualquer crítica é bem vinda, agora tentar desconstruir o elogio a uma escola que preocupou-se em veicular o convite à comunidade, bem como, expor a realização do evento, isso sim é não ter noção do que se diz.

    Ah, também conhecemos muito bem de quem é a idealização dessa iniciativa em prol do meio ambiente.

    Mas, todo comentário é válido, agradeço e parabenizo o censo crítico de suas insígnias, bem como elevo elogios ao empenho de vocês na preocupação com as causas em prol de políticas de sustentabilidade ambiental em nossa cidade.

    O portal Crisópolis em Foco está à disposição para toda a comunidade crisopolense fazer uso para expressar o seu protesto, os seus louvores, e também críticas ou qualquer outro tema de interesse coletivo, de forma totalmente gratuita.

    Lembramos ainda, que estamos à procura de pessoas inteligentes e com senso crítico assim como você, para compor a equipe de redação, que atualmente conta com os serviços de apenas UM (01) esforçado colaborador que se esforça muito para prestar esse serviço da melhor maneira possível e tentar levar a informação de forma cara, que deixe todos faustos do que lêem. Fato que as vezes não acontece!

    À vossa disposição,

    ResponderExcluir
  5. Eu não quis desconstituir elogios. E a conferência da Escola Edgar estava muito bonita. Acho q deve ter tido falta de comunicação, como vc disse. Mas fiquei chateada pq somos todas escolas públicas e merecemos tratamentos iguais por todos. Minha escola não teve o que a do centro teve. Talvez alguns ignorantes diga q é inveja, mas não tô nem aí. Não sou melhor nem pior q ninguém. Só quero o q é justo e direito! Pq não tivemos a mesma atenção da secretaria para realizar a nossa? Somos uma escola excluída? Só pq estamos numa região considerada pobre? Com certeza vc não tem as respostas para essas perguntas. E pena q não posso lhe ajudar com as matéria, gosto de escrever , mas, tenho menos de 15 anos. E meus pais não iam permitir. E parabéns pela sua iniciativa! A cidade estava precisando de um canal de comunicação como esse. Sempre estou acessando.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Realizada a I Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente em Crisópolis, confira Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO