Pela ampliação do número de vagas do CFSD, Concurso Público da Polícia Militar da Bahia, realizado em 2012

Por que isto é importante


A segurança pública é considerada um item fundamental para o sucesso do mundial de 2014. Jornal britânico traça violência em Salvador fazendo alusão a Copa, destacando a cidade soteropolitana como a maior do nordeste, um importante destino turístico e local de um estádio de 56.500 lugares, sendo preparado para a Copa do Mundo do próximo ano. O artigo publicado no dia 4 de Maio , no jornal britânico Daily Mail, retratou o triste cenário da violência de Salvador fazendo uma alusão a Copa do Mundo 2014, através de informações e muitas fotos do cotidiano que acompanhamos diariamente na mídia da Bahia e do Brasil. Em 10 de julho de 2012 - A Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), vinculada à Fecomercio-BA, participou de mesa-redonda sobre Segurança Pública, atendendo ao convite da Associação Comercial da Bahia (ACB). O evento promovido pela Associaçãoa, realizado na sede da ACB, no Comércio, integrou a programação de seminários Negócios e Desafios para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador.

“Temos um banco de dados fornecido pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública da Bahia com os números de 2012 dos contingentes policiais, militar e civil, dos principais estados brasileiros”, diz o empresário Cícero Sena, ex-coordenador da CET-BA. A pesquisa mostra que, entre oficiais, praças e delegados, a Bahia dispõe de um efetivo com 41.293 policiais. “De acordo com o que é recomendado pela Organização das Nações Unidas, o ideal é 1 policial para cada 250 pessoas. 

Considerando o último censo do IBGE, a Bahia tem 14.016.906 de habitantes para 41.293 policiais, logo temos um incrível saldo negativo de 14.775 policiais”, constata. Segundo o coordenador da CET-BA, a cobertura policial na Bahia é ainda mais discrepante quando é feito o comparativo com outros estados. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, que tem cerca de 4 milhões de habitantes a menos que a Bahia, o efetivo policial é praticamente o mesmo, são 40.468 policiais”, afirma. Na sede da ACB, a análise dos números da segurança pública feita pela CET-BA será debatida entre empresários e representantes do poder público, atendendo ao objetivo da câmara de fornecer dados que auxiliem na criação de políticas públicas em prol do desenvolvimento do turismo. Diante do exposto e da comprovada defasagem de profissionais da segurança pública existente na Bahia, torna-se urgente a necessidade de ampliação do número de vagas destinadas a Policiais Militares no último concurso público, realizado em 2012, haja vista a aproximação da Copa de 2014, mas também o alarmante aumento nos índices de violência no Estado da Bahia.




  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Pela ampliação do número de vagas do CFSD, Concurso Público da Polícia Militar da Bahia, realizado em 2012 Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO