Lançamento das cartilhas de Literatura de Cordel do poeta Dezinho Pedreira, confira a entrevista





















O poeta Dezinho Pedreira, na tarde da última segunda-feira (26), lançou no salão da biblioteca pública municipal de Crisópolis a sua coleção de literatura popular “literatura de cordel”, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que pretende inserir o conteúdo de suas estórias nas escolas para as séires iniciais, por despertar o interesse da criançada expressando os contos populares local e regional de uma forma rimada e cômica.



No lançamento foi exposto uma seleção dos melhores textos de folhetos de cordel nordestino escritos pelo poeta local, senhor Dezinho Pedreira. Os exemplares da mais autêntica literatura popular no país em tempos recentes, você ainda pode adquirir na biblioteca pública de Crisópolis, visite e confira.

A criançada também estava presente e conferiu de perto os versos e prosas contadas pelo próprio poeta que conversou de forma descontraída com os seus admiradores mirins.

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Esse tipo de literatura é mais comum nos estados do Norte e Nordeste por se utilizarem de uma linguagem simples e com ditos comuns na fala nordestina, além de ser escritos por pessoas de pouca escolaridade, amantes da cultura, os poetas dos sertão fazem muito sucesso Brasil afora.
 
Ex-Diretor de Cultura e atual Chefe de Gabinete, Jean Silva também prestigiou e aproveitou para garantir alguns exemplares.




  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Lançamento das cartilhas de Literatura de Cordel do poeta Dezinho Pedreira, confira a entrevista Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO