Bahia é o estado com maior número de profissionais do Programa Mais Médicos

 
Desembarcou em Salvador, nesta sexta-feira (23), o primeiro profissional estrangeiro que irá atuar na capital baiana, através do Programa Mais Médicos.

Raul dos Reis Ramalho, 66 anos, é português e já conhece as terras baianas. O médico é aposentado em seu país de origem e já tem raízes plantadas na Bahia.

Ramalho é formado na Faculdade Baiana de Medicina e já atuou nos Hospitais Irmã Dulce e Santa Isabel. Para ele não há dificuldades em atuar em solo brasileiro, já que conhece todas as movimentações do Sistema Único de saúde.

Sobre a repercussão do programa, que não foi tão bem aceito pela população, o português acredita que não houve entendimento suficiente. “Na verdade, a população não entendeu o objetivo do programa”.

Dos 317 municípios inscritos, apenas 46 serão atendidos pelo programa. A Bahia foi o estado mais procurado pelos profissionais (144), seguida de São Paulo (134), Rio Grande do Sul (119), Ceará (117), Goiás (103), Minas Gerais (101), Paraná (98), Amazonas (88), Pernambuco (84) e Rio de Janeiro (70).

 
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, a baixa adesão dos profissionais dificultou a ampliação para todos os municípios inscritos. A necessidade era de 1.382 médicos, mas em todo o Brasil, apenas 1.618 profissionais de inscreveram. Só na capital, serão 32 profisisonais. As áreas de extrema pobreza são a prioridade no preenchimento das vagas.Para o secretário Jorge Solla, o problema está na falta de confiança no programa. “A população não acreditava no programa. Mas, a cada fase novos profissionais vão se sentir mais a vontade para se engajar nesse projeto, tanto os brasileiros quanto estrangeiros. Assim como o doutor Raul, outros profissionais terão a oportunidade de retornar”.

Os profissionais serão remunerados em R$ 10 mil e as despesas de hospedagem serão pagas pela prefeitura municipal. Os médicos da Argentina foram os que mais procuraram o programa (141), seguida da Espanha (100), Cuba (74), Portugal (45) e Venezuela (42). Ao todo são 32 países de atuação.

Veja os municípios atendidos e quantos médicos irão trabalhar em cada um:








  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bahia é o estado com maior número de profissionais do Programa Mais Médicos Rating: 5 Reviewed By: CRISOPOLIS EM FOCO