Adspace 728x90

Policia Militar usa tecnologia MOP para combater a criminalidade

Policiais da 6ª CIPM já dispõe do sistema MOP 


Policiais militares da 6ª CIPM (Rio Real/Olindina/Crisópolis/Jandaira/Itapicuru/Acajutiba e Aporá) já dispõe de aparelhos Black Berry, o que possibilita a utilização do sistema MOP (Mobilidade de Operações Policiais), implementado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. 


Com este princípio, os agentes de segurança pública, poderão consultar em tempo real a situação de qualquer veículo (restrição de roubo/furto, administrativa, valores de débito como IPVA/licenciamento/multas, etc.), bem como aplicar multas de forma on-line, diretamente no sistema do Departamento de Trânsito/BA, além disso, o agente de segurança poderá em abordagens verificar se há algum tipo de procedimento ao cidadão como: mandados de prisão em aberto ou qualquer outro processo/inquérito que esteja respondendo judicialmente.

Toda sociedade se beneficia com tamanha evolução que proporciona grande volume de informações, com maior agilidade, com mais tranqüilidade e com mais eficiência nas ações policiais; garantindo assim mais segurança ao cidadão de bem.



A secretaria de segurança publica da Bahia (SSP-BA) Disponibilizou ou acesso ao Sistema de Mobilidade em Operações Policiais (MOP) aos Policiais a Serviço do Governo do Estado da Bahia, mediante uso de equipamento particular que rode sob a plataforma Android. 

Dentro de uma estratégia de pulverizar o uso da tecnologia mobile na área de Segurança Pública na Bahia, e sabendo que o acesso à web pela sociedade mundial está convergindo para “à palma das mãos”, a SSP-BA resolveu por concessão liberar o acesso ao Sistema de Mobilidade em Operações Policiais (MOP) aos Policiais a Serviço do Governo do Estado da Bahia, mediante uso de equipamento particular (tablet ou smartphone) que rode sob a plataforma Android.

 Essa concessão é uma forma de potencializar o uso do Sistema MOP, pois sabemos que há situações diversas em que uma consulta a pessoas ou veículos pode representar a interrupção de determinados tipos de crimes ou contravenções, ou mesmo ser suficiente para o chamamento dos recursos operacionais devidos. 

OU seja, o policial a serviço do Governo do Estado da Bahia poderá fazê-lo a qualquer tempo, bastando para isso ter equipamento próprio compatível, conexão web própria e acesso liberado ao MOP, tudo dentro dos parâmetros descritos na citada Portaria. 

Sob hipótese alguma a Secretaria da Segurança Pública da Bahia está a transferir os ônus logísticos para que o policial a serviço do Governo do Estado da Bahia tenha acesso ao MOP. 
A SSP-BA tem adquirido equipamentos e continuará a fazê-lo, mas entendemos que há interesses recorrentes de policiais que gostariam de ter esse acesso dentro dos seus próprios recursos, o que foi operacionalizado.

Todas as consultas feitas pelos policiais a serviço do Governo do Estado da Bahia ficarão registradas no Sistema, inclusive informações como data, horário, posicionamento (latitude e longitude) e o que foi consultado. 

Expedito Teixeira de Carvalho Filho Superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional

Com informaçoes da Assessoria de Comunicação da 6ª CIPM


  • Comentar via Blogger
  • Comentar via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Policia Militar usa tecnologia MOP para combater a criminalidade Rating: 5 Reviewed By: Cadufarias